quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

"Este ano vou ser SMART" por Isabel Figueiras

"O tempo é um elemento de grande importância para o homem. Talvez desde sempre e para sempre. Seja o tempo marcado pelo movimento dos astros, da sua contagem a partir dos nascimentos dos profetas, este condiciona e orienta o homem nas colheitas, no estado de espírito, nas escolhas de atividades, no comportamento a ter, o valor que atribui à vida…

Há datas no nosso calendário contempladas com um feriado que podem ser nossas aliadas. Gosto de pensar na Páscoa como momento privilegiado para largar bagagem, para treinar o desprendimento; no Natal, para reforçar os laços familiares e no Ano Novo para renascer (na verdade renasço 2 vezes por ano, a outra é no dia do meu aniversário).

E o que é renascer?

Sem entrar no âmbito da crença, uso o conceito de renascimento com o sentido de oportunidade para nos aproximarmos daquilo que somos, que gostaríamos de ser, ou fazer.

Constatamos que à nossa volta se fala demasiado de falta de autoestima, ou seja, de não gostarmos do que somos ou de desejarmos ser outra pessoa. 

E sabemos o que queremos ser? 

E se sabemos, temos ações que nos conduzam a essa pessoa ou vida que queremos ter? 

Pensamos nas ações? 

Nos comportamentos? 

Se esse objetivo é atingível? 

Traçamos planos?


Não é novidade termos estes pensamentos e vontades nesta altura do ano. 

Dizermo-nos a nós próprios que é neste ano que vamos ter, ser ou fazer alguma coisa que desejamos. 

Se não temos conseguido chegar ao nosso objetivo podemos recorrer a ferramentas existentes ou, caso estejamos a ter dificuldades, podemos recorrer à ajuda de um profissional.

Há uma técnica - SMART*- que nos pode ajudar, servir-nos de orientação para o nosso renascimento anual.




O primeiro passo é especificar o nosso objetivo

Imaginemos que o meu objetivo para 2016 é escrever um livro. Nem todos os objetivos são tão simples ou fáceis de determinar como este. Muitas vezes temos vários objetivos e a dificuldade surge em escolher só um. Se temos esta dificuldade podemos perguntar-nos: qual destes objetivos quando concretizado terá um impacto maior na minha vida e ajudará a alavancar outras áreas? Apesar da máxima «querer é poder», não basta se não agirmos na sua direção.

É mensurável? Para saber se atingi esse objetivo posso fazer a pergunta: Quando saberei que atingi o objetivo? Quando tiver 60 quilos; quando começar a ser convidado para festas; quando registar mais de 30 dias sem fumar; quando o livro for enviado para uma editora…

Consigo atingi-lo, é realista? Tenho os recursos necessários para o concretizar? 

No caso do livro, quanto tempo tenho para despender para a escrita? 
Quantas páginas terá o livro? 
Tenho de fazer investigação? 
Quanto tempo, em média, levo a escrever uma página? 
Como me vou motivar cada vez que desanimar? 
Como fazer para não me esquecer deste meu compromisso?

Vale o esforço atingir um objetivo. E estas ferramentas são eficazes. Mas como tudo na vida que tem potencial para nascer, tem de haver ações sucessivas. Experimente e dê-nos o seu testemunho. Partilhe as suas dificuldades e as suas vitórias.

Tenha um excelente ano de 2016!"

Isabel Figueiras
  






 * S= Specific/específico; M= Mensurável; A= Atingível; R= Realista T= Temporizável.

Sem comentários:

Enviar um comentário